Kantar Ibope Media lança o Inside Radio 2019 e aponta que meio atinge todas as idades no Brasil

Durante o evento Mercado em Sintonia, realizado dia 25 de setembro pela ABERT em São Paulo, a Kantar Ibope Media lançou o estudo Inside Radio, este que contem as principais informações sobre o consumo do veículo no Brasil. Conhecido anteriormente como Book de Radio, o levantamento aponta que 83% da população (em 13 regiões metropolitanas) ouvem rádio, onde 3 em cada 5 ouvintes escutam o veículo diariamente.

Consumo por região

No total, o rádio possuí um tempo médio diário de 4h33 nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas pelo Kantar Ibope Media, sendo 85% para a Região Sul (onde está o maior alcance), 83% para o Sudeste e Nordeste, além de 81% no Norte. Já o maior tempo médio está na Região Sudeste, que registra 4h38.

Por regiões metropolitanas, o maior alcance está na Grande Belo Horizonte, com 92% da população afirmando que é ouvinte de rádio. Os demais números: Grande São Paulo (79%), Rio de Janeiro (84%), Grande Porto Alegre (86%), Distrito Federal (77%), Grande Salvador (79%), Grande Curitiba (86%), Grande Recife (84%), Grande Fortaleza (86%), Grande Goiânia (85%), Grande Florianópolis (79%), Campinas (78%) e Grande Vitória (83%).

Já o maior tempo de consumo do rádio está no Rio de Janeiro, com 5h12, bem acima da média nacional.

Anunciantes

O principal dado do estudo é o volume de 7.348 anunciantes e 8.928 marcas com presença no meio no primeiro semestre de 2019. O estudo mostra que nesse período 3.541 anunciantes, que nunca tinham incluído o rádio nos seus planos de mídia, aderiram ao meio. No caso das marcas, 5.207 investiram no rádio pela primeira vez. Melissa Vogel, CEO da empresa no mercado brasileiro, disse na apresentação da análise que o áudio tem a responsabilidade de conectar as pessoas pela emoção e aspectos mais humanos, essencial na era da tecnologia e algoritmos.

Dispositivos e lugares

Já a distribuição da audiência por dispositivos, 84% ouviram radio pelo receptor comum (seja o portátil ou automotivo), 20% pelo celular, 4% em outros equipamentos e 3% pelo computador.

Por lugares, 70% da audiência de rádio está concentrada em casa, 23% no carro, 13% no trabalho, 8% em trajetos e 2% em outros locais.

Esse consumo por lugar também permanece ao longo do dia, tendo o pico nas faixas da manhã, com os volumes mais elevados nas faixas das 09h, 10h e 11h.

Ou seja, o Inside Radio 2019 destaca o fato de que a audiência de rádio pouco oscila ao longo do dia ou seja, o “horário nobre” do meio é praticamente todas as horas.

Todas as idades e horários

O consumo de rádio pouco oscila nos diferentes grupos etários, mas é maior entre os grupos mais jovens do que entre os mais velhos.

Entre os ouvintes, a maior parcela está entre 20/34 e 35/49, com ambos registrando 86% de alcance. Os ouvintes entre 50 e 59 anos representam 83% (igual a média) e os 82% de 10 a 19. Já no público 60+ o alcance é de 75%.

Outro ponto em destaque no Inside Radio é que “o perfil dos ouvintes de rádio é bastante parecido com o da população” brasileira. O estudo afirma que “porém, quando analisarmos apenas aqueles que escutaram pela web, há maior concentração nas classes AB e entre os mais jovens” (30% entre 20 e 29 e 33% entre 30 e 39, contra 17% e 20% respectivamente).

E, como já se sabe, o pico do consumo de rádio é pela manhã, mas a curva não se altera de forma drástica ao longo do dia, registrando volumes similares ao longo de todo o horário comercial e também no início da noite.

Música segue em alta

O Inside Rádio também destaca que 93% dos ouvintes (nos últimos 30 dias) ouviram música no rádio, sendo que 62% deles dizem acreditar que a música constituí parte importante em suas vidas.

Dos gêneros musicais, o mais executado é o sertanejo, seguido do Pop Internacional, Pop Nacional, Pagode e o Gospel, no recorte do primeiro semestre de 2019.

Noticias e informação no rádio

O levantamento do Kantar Ibope Media também destacou que 70% dos ouvintes de rádio nos últimos 30 dias ouviram notícias no meio no mesmo período. Desses, 93% acompanharam notícias locais, 82% noticiários nacionais e 62% consumiram notícias de trânsito.

Dessa parcela da audiência, segundo o levantamento, 73% afirmam que procuram por ofertas e descontos, sendo uma grande defesa comercial para o meio. Também vale o destaque que 63% dos ouvintes de notícias afirmaram que quase sempre compensa pagar mais caro por produtos de qualidade.

Esportes

O Inside Radio do Kantar Ibope Media também destaca que 80% dos ouvintes de esportes no radio acompanham transmissões esportivas ao vivo. Desses, 75% acompanham transmissões ao vivo de futebol e 62% notícias e comentários esportivos.

Todos os dados são do Inside Rádio do Kantar Ibope Media, conhecido também como Book de Rádio. Recortes do trimestre abril a junho deste ano.

fonte: https://aerp.org.br

By | 2019-10-08T14:11:29+00:00 outubro 8th, 2019|Categories: Notícias|Comentários desativados em Kantar Ibope Media lança o Inside Radio 2019 e aponta que meio atinge todas as idades no Brasil

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